EsTiLoSoS

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VOCÊ SABE QUE DIA É HOJE??

1 DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DO COMBATE A AIDS.

Existem 33 milhões de pessoas ao redor do mundo com Aids. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram vítimas da doença.
BH tem 400 contaminados pelo vírus HIV por ano

 O Dia Mundial de Combate a Aids é celebrado no dia 1º de Dezembro, quarta-feira. A doença teve seu primeiro caso registrado no Brasil há 30 anos e, em Belo Horizonte, 400 pessoas são contaminadas anualmente.
De acordo com o médico infectologista e coordenador municipal do Programa DST/Aids, Mateus Rodrigues Westin, o Brasil conta com 200 mil pessoas em tratamento, entre aproximadamente 600 mil infectados. Estima-se que desses, 400mil são portadores da doença e não sabem. Na capital, são 6,5 mil pessoas em tratamento com retrovirais, sendo que algumas são do interior. A grande preocupação é que a cidade tem registrado 400 novos casos por ano.

Em 2009, foram quatro casos de mães que não fizeram o pré-natal. Neste ano, ainda não houve registro. O sucesso, conforme o médico, se deve ao diagnóstico precoce. Uma vez detectado o vírus, a paciente é encaminhada a um dos cinco centros de referência, entre eles os conveniados com o estado, o Hospital da Baleia e a Universidade de Alfenas.

As faixas etárias entre 13 e 19 anos e acima dos 50 anos são as grandes preocupação das autoridades sanitárias, por ter havido registro no aumento de ocorrências.

O tratamento, ao longo dessas três décadas, tornou-se mais simples e hoje é possível iniciá-lo com apenas três comprimidos.
 "A doença não tem cura e é grave." O número de óbitos era de 376 ao ano, em 1996, quando o município começou a assumir o tratamento dos infectados. Em 2009, foram 11 e, este ano, 14.
Segundo a psicóloga Valéria Correa da Silva, do Centro de Atenção à Saúde do Adolescente e do Trabalhador, da Faculdade de Ciências Médicas, já existe teste rápido de detecção do vírus cujo resultado sai em 30 minutos (o método Elisa pode demorar 15 dias) e, de acordo com sua previsão, os exames deverão estar disponíveis nas unidades básicas de saúde em três anos.

A coordenação do Programa DST/Aids informou que todos os postos de saúde estão aptos a fazer o teste Elisa e que qualquer cidadão pode retirar preservativos nessas unidades, sem limite de quantidade, necessidade de consulta ou de receita médica. Também no Centro de Testagem e Aconselhamento, ao lado do PAM Sagrada Família, na Rua Joaquim Felício, 141, de segunda a quinta-feira, são feitos testes com acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.
Mais de 100 mil preservativos serão distribuídos
Várias entidades, organizações não-governamentais e representantes de repartições públicas municipais e estaduais ligados às áreas de saúde e assistência social marcaram presença no evento na Praça da Estação. Mais de 100 mil preservativos deverão ser distribuídos durante a semana. O mutirão também passou pela Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena.

JACK HOMENAGEIA ESPECIAL: JACK ROCK BAR CONTRA O PRECONCEITO
- Programação especial em apoio ao grupo Vhiver na luta contra a AIDs e o preconceito!
- Distribuição de camisinhas, panfletos informativos e muito mais!
- Parte do dinheiro arrecadado será doado à ONG Vhiver.
- Show com: LUREX (Queen)
- Show com: BALÃO VERMELHO (Barão Vermelho)
SINUCA LIBERADA até a meia noite!
Horário de início do show: 23h

Data:  01/12/2010 à 01/12/2010 
Horário:  21hrs.
Local: Jack Rock Bar
Info venda: 
Preço: R$ 10,00 (feminino) e R$ 13,00 (masculino)



  • TENHA CONCEITO:


  • O que é Aids?


Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV  (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunistas e câncer.

  • Transmissão:

- O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- Relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- Compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- Transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- Da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

  • Tratamento:

Atualmente a terapia com os chamados antiretrovirais, medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV, proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. Quase 34 milhões de pessoas no mundo são portadoras do HIV

  • Fique sabendo:

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega Aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
Fontes: Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde. Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário